A&+ apoia vacinação infantil em Araxá





Pedro Lucas de Souza e Silva, de 10 anos, foi a primeira criança a tomar a vacina pediátrica contra a Covid-19 em Araxá. O imunizante da Pfizer passou a ser oferecido a crianças de 5 a 11 anos a partir desta quarta-feira (19/01). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 8.949 crianças nessa faixa etária estão aptas a receber a primeira dose no município.

A prefeitura realizou uma solenidade na tarde desta quarta-feira (19) no auditório do órgão para inaugurar a vacinação de crianças contra a Covid-19. Participaram do ato o prefeito Robson Magela, a coordenadora da Vacinação Erica Fonseca, entre outros.

Pedro Lucas é autista e faz parte do grupo prioritário de crianças com comorbidades. Ele foi acompanhado do pai, Alex Sander Malaquias da Silva, e da vice-presidente da Associação de Apoio a Pais e Autistas de Araxá (A&+), Ana Cláudia de Paiva Alves. Pedro Lucas deixou o seu recado para os colegas e todas as crianças irem se  vacinar. 

Desinibido, na hora da aplicação ele perguntou à enfermeira se a vacina era gelada e disse: "me mostra a agulha porque depois eu vou fechar o olho". Em seguida, o garoto falou que gostaria de conhecer o gabinete do prefeito e foi prontamente atendido. O pequeno Pedro Lucas recebeu das mãos do prefeito Robson Magela o “Certificado de Coragem” por ter sido a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Araxá.

O operador industrial Alex Sander Malaquias da Silva, pai do Pedro, se diz aliviado com a imunização do filho. “Nós vimos os números de pessoas internadas diminuindo nos hospitais e isso prova que a vacina está aqui para salvar. Eu já tomei as minhas duas doses e ver meu filho recebendo a vacina hoje me deixou mais tranquilo, com sentimento de gratidão. Ter a oportunidade de vacinar ele é se preocupar com o seu futuro”, ressalta.

“Muitos pais estão com receio em relação às possíveis reações provocadas. Mas vale destacar que esse imunizante é específico para crianças. Além disso, todas as vacinas que já estão no calendário nacional têm reações. Vacinar é um ato de amor. E nós só teremos sucesso através das vacinas e dos cuidados de prevenção que devem ser aliados”, destaca a coordenadora de Imunização, enfermeira Érica Fonseca

A Associação A&+ foi convidada a participar deste ato, por ser uma entidade referência em Araxá no acolhimento e apoio a famílias de autistas. O convite foi feito pelo vereador Raphael Rios, a pedido do prefeito Robson Magela. "Para  nós, isso representa o reconhecimento do nosso trabalho. Temos lutado pelos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA e não vamos aceitar que esse direito seja negligenciado aqui na nossa cidade. Em etapa anterior da vacinação, tivemos um impasse com a Secretaria Municipal de Saúde, que não reconhecia o autismo como comorbidade e atendimento preferencial. Mas em uma reunião com a coordenadora da vacinação, tudo foi esclarecido. Hoje temos o privilégio de ter uma criança autista protagonizando a abertura da campanha de imunização infantil e isso nós consideramos como uma grande conquista", ressaltou a vice-presidente da Associação A&+, Ana Cláudia de Paiva Alves.

A imunização da faixa etária de 5 a 11 anos teve início na quarta-feira (19) em Araxá nas Unidades de Saúde Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.  São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas. O cronograma das próximas aplicações ainda não foi divulgado.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a imunização de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus. Inicialmente, recebem a dose crianças que possuem diferentes comorbidades e deficiência permanente. A relação de comorbidades e documentação necessária pode ser conferida no link http://araxahoje.com.br/noticia/categoria/5/saude/link/4949/araxa-comeca-a-vacinar-criancas-de-5-a-11-anos-contra-a-covid-na-quarta.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Associação A&+ realiza a Semana Municipal de Conscientização do Autismo de 2 a 6 de abril

Associação A&+ inaugura a Casa do Autista de Araxá

Abril é mês de conscientização sobre a inclusão de pessoas com autismo e Araxá terá uma semana inteira de programação alusiva ao tema